quinta-feira, 23 de julho de 2015

O dia D, de Desconexão - Relatos de um desconectado - Parte 1

Hoje, 23 de julho de 2015, me desconectei. Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, Google +, grupos de e-mail, assinaturas de feeds, tudo cancelado (Meu padim ciço, quanta coisa! [inútil]). Meu celular, um belo smartphone, foi trocado por um que nem câmera tem e nele, além de falar, só consigo usar calculadora, brincar no jogo da cobrinha e trocar SMS.

E aqui estou, conectado ao meu blog, mas tenham certeza, que embora pareça paradoxal, um desconectado acessando o blog, este será o meu único e exclusivo meio de conexão eletrônica (espero me conectar a outras coisas não eletrônicas que cito em seguida) e só estou acessando este blog pra contar ao mundo a minha experiência nesta nova vida, desligado de todos os eletrônicos que estão (ou estavam) me escravizando. É um vício. Uma doença que tomou conta da humanidade. Vou contar um pouco de como será essa minha nova vida real, longe desses equipamentos e redes que nos consomem e nos fazem esquecer a nossa natureza humana. Combinei comigo mesmo que posso escrever aqui quando eu estiver com vontade, entretanto não posso ultrapassar a cota de uma hora por dia.

Acho que a minha principal motivação de escrever aqui é a possibilidade de ajudar pessoas que assim como eu querem se desconectar. Eu procurei relatos na internet e não achei. Eu busquei ajuda e não vi muita coisa. Então, aqui estou eu, um desconectado que vai contar um pouco, sempre que possível, como é viver como sempre se viveu desde que o ser humano começou a caminhar sobre este planeta, se relacionando com coisas vivas e não com coisas.

Minhas novas conexão serão com a minha mulher, com meus filhos, com a natureza, com a música e  com os amigos. Principalmente essas cinco conexões. Quanto eu deixei de conversar com o meu amor por estar vendo discussões políticas no Facebook? Quanto eu perdi do crescimento dos meus filhos por estar acompanhando uma hashtag no Twitter? Quanto eu deixei de sentir a natureza e beneficiar do seu poder e de sua beleza por estar lendo discussões na lista de e-mail do meu trabalho? Quanto tempo eu deixei de tocar violão, de compor uma nova música, de escrever uma letra legal, por estar esfregando o dedo na tela de um retângulo luminoso? Perdi muito tempo, meus amigos, muito. Mas já chega. Agora não mais. Hoje é o dia do recomeço, do renascimento. Voltarei aqui pra contar mais pra vocês.

Desejem-me sorte e aguardem os próximos relatos.


6 comentários:

  1. Palmas... tem meu apoio...
    Só não venha me pedir pra me desconectar de tudo... uso alguns deles como ferramenta... mas enfim... espero q fique bem... rsrsrs (como se fosse ficar doente, triste ou como se fosse morar num lugar distante) mas espero q encontre as respostas ou as sensações q esteja buscando... torço por vc... forte abraço e Parabéns pela coragem... #tamujunto #tueocara #pareceateonaufrago #zueirasapartetedesejotodasortedomundonessaempreitada

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rafael. Obrigado! Pode deixar que não vou pedir isso pra você. Até porque alguns sabem usar bem a tecnologia. Outros são como eu,viciam e perdem os limites.

    ResponderExcluir
  3. E eu que abri o email crendo ser um convite pra ensaio.
    Meu jovem, espero que continue utilizando o youtube e siga prestigiando nosso excelente canal DRUMMERVOCAL...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu jamais deixarei de acompanhar seu excelente canal. Você é o maior baterista/vocalista de todos os tempos! hahaha

      Cara, o convite pra ensaio está valendo. Precisamos só do resto da galera mostrar interesse.

      Excluir
  4. Acho que estou no grau máximo deste vício. Que bela a tua coragem! Espero despertar pra isso também. Por hora vou tentando me desconectar aos poucos. Ando ansiosa e depressiva. E parece que só relaxo qdo me conecto. Admiro quem consegue ser livre disso. Vou seguir seus textos para aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava no grau máximo. Ainda estou sofrendo efeitos da abstinência e usando a internet mais do que eu queria, mas aos poucos estou melhorando. Isso deprimi sim. Precisamos nos libertar! Espero poder ajudar, Adriana!

      Excluir